Autoridade
CREDIT AND COLLECTION EXPERIENCE – CCX
O Credit and Collection Experience (CCX) nasce a partir da autoridade da Consumidor Moderno sobre a jornada do consumidor em todas as frentes de interação – conhecimento (jornada relacional), experiência (jornada sensorial e de autoexpressão) e regulatória (jornada legal). O objetivo é unir todos os elos da cadeia de consumo e criar uma comunidade focada em discutir e cocriar uma realidade mais sustentável para o segmento de crédito e cobrança.
É urgente repensar a jornada de crédito e cobrança no Brasil
Imagine se a dívida de R$ 382 bilhões dos 72 milhões de brasileiros (considerados inadimplentes) fosse revertida para o consumo. As empresas teriam mais chance de atingir suas metas de crescimento, a partir do aumento da renda disponível pelos consumidores.
No entanto, a jornada de concessão e recuperação de crédito atual não se encaixa ao perfil do consumidor brasileiro. Empresas estimulam que uma população majoritariamente de renda média compre a crédito, na base do estímulo imediatista, que, por sua vez, pela carência geral da população e pela ansiedade em obter algo no momento em que as condições permitam, pode se transformar em inadimplência um ou dois meses depois.
Nesse jogo, a reincidência de inadimplentes torna-se comum, o que reduz a inserção de clientes com real poder de compra no mercado.